expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Flor de Sal


A Flor de Sal é muito utilizada na alta gastronomia pelos chefes de cozinha de todos os países.

É a camada fina de cristais que se forma na superfície das salinas; não é refinado, ou seja, não passa por nenhum tipo de tratamento químico, portanto não perde suas características naturais e únicas.

O produto geralmente é obtido por evaporação solar da água do mar, colhido de maneira artesanal e in natura preservando os mais de 80 minerais e oligoelementos da água do mar, além de apresentar teores de sódio mais baixos e teores de potássio mais elevados comparados ao sal de cozinha comum.

Seus principais componentes são o Cloreto de sódio, cloreto de potássio, iodo natural, magnésio, cálcio, ferro, cobre e manganês. Mas podem haver diferenças dependendo de onde e como a Flor de Sal foi extraída.

Ela é retirada artesanalmente, com uma especie de rodo, uma fina camada depositada na parte superior das salinas, coletando o que é chamado de flor de sal. Este processo único resulta numa estrutura frágil e em formato de cristal piramidal que afirmam ter um sabor inigualável mais suave do que o sal de cozinha comum.


Dependendo da região onde a flor do sal é extraída, possuirá diferentes compostos e minerais.

Como utilizar este precioso sal?

Como este tipo de sal possui um tamanho e formato estrutural únicos, é preferível não utilizá-lo durante os processos de cocção dos alimentos, pois ao dissolvê-lo no calor perderá essas características únicas e perderá parte do aspecto de seu sabor, exceto suas característica minerais e o alto custo desperdiçado.
A flor de sal deve ser utilizada ao final, quando o prato estiver finalizado e pronto para ser servido; salpique pequenas porções da flor do sal sobre os pratos e sirva em seguida. Desta forma você estará amplificando e potencializando o sabor dos alimentos, dando um toque especial e refinado, que deixará seu prato inesquecível para quem nunca havia provado esta iguaria.
Esse tipo de sal pode ter diversas colorações formadas por minerais ou algas típicas de cada região em que a flor de sal é retirada. 
Normalmente contém compostos que não estão presentes em outros tipos de sal utilizados na culinária, o que, em tese, também proporcionam o sabor único específico da flor do sal de cada região do mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário