expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cebola


A cebola é um bulbo.

É a hortaliça condimentar mais consumida no mundo, sendo provavelmente originária da Ásia Central, tendo sido cultivada na Índia e China desde tempos remotos e muito apreciada na Grécia, Roma e Egito Antigo.

De acordo com os antigos escritos hebraicos, depois da saída do Egito, a cebola era um dos alimentos mais desejados pelos judeus.

Estudos comprovam que a cebola é capaz de prevenir doenças como diabetes, câncer, tumores, infecções no intestino, pâncreas e fígado além de fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Os benefícios da cebola contra o câncer é graças a uma substância conhecida como Alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas só quando forem consumidos triturados.  A cebola também possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo “B”, muito importantes para combater o estresse e o desanimo.
A cebola é capaz de regular o funcionamento do estomago, é diurética e estimula os rins a liberarem toxinas e líquidos ruins e acelera o funcionamento intestinal.
É também um ótimo aliado para quem sofre com queda de cabelo, caspa, coceira e para quem tem o cabelo bem fino, pois possui vários benefícios como nutrientes, vitaminas, enxofre, magnésio, potássio e cálcio que regeneram os folículos pilosos, e assim reduzindo a perda de cabelo e estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo.
Ótimo alimento em combate a gripe, pois mantem as vias respiratórias abertas e descongestionadas. Possui substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e antifúngicas que ajudam a afastar gripes, resfriados, infecções e a diluir o muco nos pulmões, sendo muito eficaz contra tosse e bronquite.
Para usufruir  todos os seus benefícios  prefira seu consumo crua, pois os compostos bioativos são sensíveis ao calor, fazendo com que perca todos os seus nutrientes e vitaminas.
Um truque que uso para não sofrer tanto ao descasca-la, é deixa-la na geladeira e, ao cortá-la pela metade esfrego uma parte na outra debaixo d’água. Isso me ajuda muito.



Quantidade
100 gramas
Água (%)
88,9
Calorias (Kcal)
39
Proteína (g)
1,7
Carboidrato (g)
8,9
Fibra Alimentar (g)
2,2
Colesterol (mg)
n/a
Lipídios (g)
0,1
Ácido Graxo Saturado (g)
n/a
Ácido Graxo Mono insaturado (g)
n/a
Ácido Graxo Poli insaturado (g)
n/a
Cálcio (mg)
14
Fósforo (mg)
38
Ferro (mg)
0,2
Potássio (mg)
176
Sódio (mg)
1
Tiamina (mg)
0,04
Riboflavina (mg)
traços
Niacina (mg)
*
Vitamina C (mg)
4,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário