expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Espinafre



Existem dois tipos desta hortaliça: a consumida pelo herói Popeye das estórias em quadrinhos, originária da Ásia e o outro espinafre, da Nova Zelândia, facilmente encontrado no mercado brasileiro.

O espinafre é muito saboroso, rico em ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2, além de fornecer cálcio, fósforo, potássio e magnésio, sendo particularmente indicado para pessoas com anemia e desnutrição. Rico em proteínas, minerais e vitaminas.

É considerado ótimo laxante e um excelente oxidante.

Protege a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso, mas por ser rico em um ácido conhecido como oxalato, não deve ser consumido em grandes quantidades. Esse ácido e suas folhas verde-escuras indicam a presença de cálcio, o que é considerado fundamental para os veganos, pois dependendo da dieta, acabam sendo a principal fonte de cálcio.

A hortaliça pode ser consumida crua ou cozida. Para evitar a perda de suas propriedades nutricionais e de seu sabor durante o cozimento, o ideal é prepará-la apenas no vapor e sem salgar.

Ao comprar espinafre, prefira aqueles com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento; não compre se estiverem com as folhas com cor verde amarelada ou se as mesmas e os talos estiverem com pontos escuros.

Mantenha-o em geladeira, sua durabilidade não é grande.

Caso queira congelar, basta lavá-lo bem, secar com pano ou deixar escorrer bem e embalar em plástico retirando todo o ar.

Quando compro, lavo bem, deixo por alguns minutos em água com vinagre, escorro bem e, num plástico que pode ser levado ao micro ondas, coloco as folhas sem água e deixo por uns 2 minutos em potência média para que ele murche. Congelo no saquinho mesmo. Dura um bom tempo no freezer e não perco nada dele. É prático e sempre que preciso, ele já está pronto para uso.

Fazer salada com a folha crua também é muito gostoso. Ao invés de alface, experimente fazer sua salada com ele. Vai ficar surpresa com o sabor.

Faça também suco com ele. Misture laranja, cenoura, beterraba e algumas folhas de espinafre. Não precisa adoçar e fica muito saboroso, além de muito nutritivo.

Com os talos, faça uma sopa de legumes colocando-os bem picadinho.

Tabela de Valor Nutricional (100g)


Quantidade100 gramas
Água (%)86,6
Calorias (Kcal)67
Proteína (g)2,7
Carboidrato (g)4,2
Fibra Alimentar (g)2,5
Colesterol (mg)n/a
Lipídios (g)5,4
Ácido Graxo Saturado (g)0,9
Ácido Graxo Mono insaturado (g)2,3
Ácido Graxo Poli insaturado (g)1,9
Cálcio (mg)112
Fósforo (mg)34
Ferro (mg)0,6
Potássio (mg)149
Sódio (mg)47
Vitamina B1 (mg)0,08
Vitamina b2 (mg)0,13
Vitamina B3 (mg)*
Vitamina C (mg)5,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário