expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Banana



É uma das frutas mais consumidas no mundo.

Além de suas vantagens nutricionais, que a faz ser bastante procurada por atletas, sua "embalagem" é considerada perfeita, fácil de abrir em qualquer lugar.

Em nosso país, é a fruta mais popular, bastante consumida de Norte a Sul.

Somos o terceiro maior produtor mundial desta fruta. Os tipos mais conhecidos por aqui são a nanica, prata, da terra e maçã.

Considerada uma das culturas mais antigas do mundo, a banana teria vindo do Sudoeste Asiático. Sua origem conhecida remonta à Antiguidade, perdendo-se em registros da mitologia grega e indiana.

Bastante adaptada ao clima quente, virou símbolo de regiões tropicais e, atualmente, é cultivada em mais de cem países, tendo a Índia como maior produtora.

- Propriedades medicinais

A versatilidade da banana - que em muitos locais é usada ainda verde como legume, podendo ser frita, cozida ou assada como batata - é um dos motivos do seu sucesso. Outro fator é, sem dúvida, os benefícios que ela pode trazer para a saúde.

Rica em carboidratos, (que fornecem energia para nosso organismo), potássio (mineral importante para o bom funcionamento dos músculos), e em vitamina B6 ( muito importante para a formação de células do sangue e substâncias para o cérebro).
Contém também triptofano, um nutriente envolvido na produção de serotonina, uma substância considerada responsável pelo bom humor.

Sua fama de evitar câimbras, nasceu pelo fato de a fruta conter potássio. 
Porém , segundo especialistas, as câimbras são consideradas multifatoriais, ou seja, nem sempre acontecem por deficiência de potássio.

Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida - em menos de duas horas -, a banana é recomendada para todas as idades.

- Aprendi uma boa forma de conservar melhor as bananas e evitar que ela mele e atraia os indesejados mosquitinhos: basta cortar com uma tesoura ou uma faca, separando cada banana da penca, deixando um bom pedaço do cabinho. No dia seguinte ao corte, a ponta cortada já estará seca e fechada.

Uma porção de 100 gramas de uma banana contém em média:
% VD*
91.5kcal = 384kj
5%
23,9g
8%
1,4g
2%
2,0g
8%
0,1g
-
3,4mg
0%
5,9mg
13%
0,1mg
8%
26,7mg
4%
0,1mg
4%
27,8mg
11%
0,1g
-
0,4mg
3%
376,5mg
-
0,1ug
0%
0,2mg
3%
0,0mg
0%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário