expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 12 de maio de 2013

Aveia - Alimento Funcional



A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. 
Está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, sendo relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
É um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. 
A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  
A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.
Existem 03 tipos de aveia:
- em flocos- 
o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

- farelo- 
esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.

- farinha- 
obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.
A aveia é tão rica em nutrientes que passou a ser considerada um alimento funcional.

Tabela Nutricional
Quantidade
100 g.
Água (%)
9,1
Calorias (Kcal)
394
Proteína (g)
13,9
Carboidrato (g)
66,6
Fibra Alimentar (g)
9,1
Colesterol (mg)
n/a
Lipídios (g)
0,3
Ácido Graxo Polinsaturado (g)
0,1
Ácido Graxo Saturado (g)
0,1
Ácido Graxo Mono insaturado (g)
0,1
Cálcio (mg)
48
Fósforo (mg)
153
Ferro (mg)
4,4
Potássio (mg)
336
Sódio (mg)
5
Tiamina (mg)
0,53
Riboflavina (mg)
0,03
Niacina (mg)
4,47


Nenhum comentário:

Postar um comentário